terça-feira, 24 de abril de 2012

Cochabamba - Bolívia

   A cidade localizada entre uma cadeia de montanhas não é um roteiro turístico muito explorado, porém a pequena cidade boliviana de Cochabamba é sim muito conhecida pela grande concentração de estudantes estrangeiros.
   Sendo a Bolívia marcada por ter uma das moedas menos valorizadas da América do Sul, esta característica está sendo decisiva para levar estudantes de principalmente: Brasil, Chile, Perú e Cabo Verde a procurarem uma nova oportunidade de um curso superior neste país. Os critérios são poucos e além da baixa valorização da moeda outro atrativo seria a ausência de testes de seleção ou vestibulares na maioria das faculdades particulares. Nas poucas que adotam algum processo seletivo para admissão de novos alunos murmura-se do baixo nível de dificuldade das provas.

BANDEIRA BOLIVIANA E BANDEIRA AYMARA


   Partindo do Brasil como turista, não é necessário passaporte mediante o uso de  Cédula de Identidade. Já para estudantes sim. Uma viagem segura para os dois tipos de viajantes acima mencionados é recomendada a vacina contra febre amarela. Esta vacina pode ser validada internacionalmente pelo posto da ANVISA de sua cidade. A vacina tem validade de 10 anos.

           CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO
   
   Hoje não são mais operados pela TAM vôos com destino final a Cochabamba-BO. Para chegar a cidade deve ser adquirido um trecho com destino final a cidade de Santa Cruz de la Siera ou La Paz e em uma destas adquirir um voo para Cochabamba. Vôos partindo dessas duas cidades podem ser operados pelas empresas: AEROSUR ou BOA.
     Nos aeroportos da Bolívia, partindo com destino internacional se paga uma taxa.  Se a permanência no país tiver sido superior a 90 dias, a taxa será mais alta. O pagamento poderá ser feito na moeda local ou em dólar.
   Deve-se atentar que os policiais que encontram-se no aeroporto de CBB recebendo os cartões de entrada no país (entregados e previamente preenchidos dentro do avião) são bastante grosseiros e jamais devem ser fotografados os processos de entrada ao país até a chegada ao saguão do aeroporto.
   Também a respeito de policiais não é recomendado em hipótese alguma sair sem documentos, sejam eles identidade ou passaporte juntamente com o cartão de entrada no país.

CLIMA

   Do inicio do ano até a primeira metade do mês de Julho você pode encontrar o tempo de frio a agradável. Há registros de chuva de granizo, pancadas fortes de chuva com trovões e neve na cadeia de montanhas que cerca a cidade.

 GRANIZO NO INICIO DO ANO

INICIO DA NEVE NAS MONTANHAS
   
SEGURANÇA NA CIDADE 

  Assim como o Brasil, a Bolívia tem dificuldades no quesito segurança. Não é recomendado que o viajante mantenha-se distraído em ruas desertas  redobrando o cuidado após as 22hrs. Principalmente evitar em lugares publicos de fazer uso continuo de aparelhos eletrônicos que possam ser alvo de bandidos. Não há necessidade de exagero. Estas são apenas  precauções para evitar transtornos em seus passeios.

TRANSPORTE

   Conforme o citado acima sobre precauções de segurança, é importante também que ao solicitar os serviços de um taxi, sejam observadas as características padrões, assim como as sinalizações de credenciamento. É recomendado que uma vez usado um taxi, se o serviço tiver sido de agrado do viajante, que o mesmo anote o numero de telefone do taxista ou da cooperativa para que se possível seja sempre usado o serviço das mesmas pessoas. 
   Ps: Combine o valor do percurso que pretende fazer antes de entrar no taxi. Os taxis da Bolívia não possuem uma taxa padrão por quilometragem.
   Uma maneira mais econômica de circular na cidade é fazendo uso de Truffis.  Este meio funciona como  taxi de lotação que possuem um trajeto fixo. Uma linha.
   A terceira possibilidade é fazer o uso dos Micros. Este transporte coletivo chama atenção por possuírem desenhos coloridos em sua lataria e por dentro muitos enfeites. Os micros também funcionam em rotas fixas, tem uma taxa menor que a do Truffi, porém são mais lentos. Sua maior vantagem será o espaço maior para levar compras ou algo de maior volume.

MICRO

MICRO POR DENTRO

SAQUES E CAMBIO

   Para serem realizados saques em Cochabamba, é necessário possuir um cartão internacional com bandeira VISA. Antes da viagem ele deve estar habilitado para saques do exterior. A habilitação é feita através do banco responsável pelo cartão. O atendimento geralmente pode ser feito por telefone.
   Na cidade o viajante conta com muitos estabelecimentos que além da moeda local, recebem também o Dólar Americano, assim em alguns caixas é encontrada a opção de sacar também em Dólar. Vale lembrar as dicas de segurança também para os saques.
   As taxas de saque variam entre os bancos locais. Quando sacar, procure tirar a maior quantidade possível. Isso poderá ajudarar a valorizar o saque. 
   Em julho (2011), sacando (Banco Mercantil Santa Cruz)  2.500 pesos, era possível um cambio a 4,25 pesos por Real.
   Existem também cambistas ambulantes, mas com eles há o risco da troca ser feita por cédulas falsas

CABINES TELEFONICAS

   Para realizar telefonemas de maneira simples e econômica, Cochabamba disponibiliza de um serviço de telefonia sem a necessidade do uso de fichas ou cartões telefonicos. Espalhados por toda a cidade, existem pontos comerciais com telefones onde você efetua o pagamento depois de finalizar a ligação. Enquanto isso um visor eletrônico vai informando o valor que estará sendo pago. As chamadas custam em média 1,50 Pesos Bolivianos por minuto.

GASTRONOMIA

   Pizzaria Mama'mia - Localizada em uma região um pouco afastada do centro de Cochabamba, a pizzaria do distrito Tiquepaya oferece um ambiente confortável, jogos de mesa e TV a cabo. Além de pizzas, o cardápio inclui massas e os brasileiros: -"PF", Guaraná Antártica e cerveja Skol. Abércia, o dono do estabelecimento morou no Brasil e fala muito bem a língua portuguesa. O publico principal de sua pizzaria são os brasileiros que estão no país principalmente para estudar. Nesta pizzaria, você encontrará sabores que talvez não encontre em outro lugar: - pizza de mariscos e molho de alho (não deixem de apreciar).

   Bufalo's Rodizio - O restaurante Bufalo's ocupa um dos andares do Shopping Sofer e oferece um fantástico rodizio de carnes. O ambiente é sofisticado e conta também com bar, mesa de sobremesas e buffet com guarnições e salada.


   Puerto Madero - O restaurante Puerto Madero é parada obrigatória. Trabalha com pratos individuas feitos na hora  e podendo servir-se quantas vezes quiser com preço único por pessoa. O lugar também oferece buffet completo para self-service e mesa de sobremesas.  A dica é se deliciar principalmente nos pratos a base de frutos do mar.

   Dumbo - Lanchonete que entre outros oferece batatas, sucos, sorvetes e tortas. A dica é se deliciar principalmente com uma fatia de "Rosa Negra", um espetáculo de torta!

   Pastelaria del Eden - Ótimo lugar para se tomar um belo café da manha. O ambiente a comida... O lugar é MÁGICO!

PASTELARIA(CONFEITARIA) DEL EDEN

   Lago del Eden - Gostoso, rápido, saudável e diferente. Esses são os adjetivos que tenho a lhes dizer sobre Lago del Eden - Fast Food de pescados. Além de vários pratos montados também oferece uma "Hamburguesa de Pescado"!

PASSEIOS CULTURAIS

   Palacio Portales - Situado em Cochabamba na área denominada Queru Queru, o Palácio Portales construído entre 1915 e 1927, foi projetado pelo arquiteto francês Eugène Bliault. Estilo eclético, participou de sua ornamentação, artesãos e artistas italianos e franceses. Mármore e madeiras preciosas foram importados do estrangeiro. (fonte: http://portal.fundacionpatino.org/index.php?option=com_content&task=view&id=42&Itemid=24, em 28/06/2012) O palacio foi mandado contruir por Simón I. Patiño, boliviano que se tornou muito rico graças a mineração principalmente de estanho.  

PALÁCIO PORTALES

   Museu de História Natural - Se vai ao Palácio Portales não deixe de visitar o Museu de História Natural que fica bem ao lado. No museu existem animais e insetos empalhados, fósseis, pedras diversas e meteoritos.


MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

   Teatro Acha - Originalmente de estilo renascentista sobre sólidas bases e com paredes do mesmo, decorações internas platerescas. Este espaço cultural importante, sofreu três mudanças: -em 1954, 1962 e 1988, respectivamente. Foi no ano passado, durante o governo do Coronel Humberto Rivas, que começou a completa renovação do teatro com uma equipe de profissionais que tornou possível recuperar uma instalação mais importante Cochabamba cultural. (fonte: http://www.boliviaentusmanos.com/turismo-bolivia/destino.php?item=156, em 28/06/2012)

  APRESENTAÇÃO CULTURA BOLIVIANA DESDE A COLONIZAÇÃO - TEATRO ACHÁ

OUTROS PASSEIOS

   Cristo de la Concordia - Sendo um dos símbolos da cidade, o Cristo de la Concordia torna-se um dos principais pontos turísticos de Cochabamba. O monumento que lembra o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), tem acesso por pista e teleféricos. 
   "Sob um pedestal de 6,24 metros, a estátua de 34,20 metros de altura é a terceira maior do hemisfério sul, perdendo apenas para a Virgen de la Paz na Venezuela e para estátua de Santa Rita de Cássia no Brasil. O monumento atrai milhares de turistas o ano todo. Eles sobem até o topo da colina de San Pedro cerca de dois mil degraus ou então apreciam a paisagem da região através do teleférico utilizado para chegar ao Cristo. A vista do Vale de Cochabamba do el Tunari e da Laguna Alalay recompensam os visitantes que chegam ao ponto mais alto." (fonte: http://www.boliviacultural.com.br/ver_noticias.php?id=1302) 

CRISTO DE LA CONCORDIA

   Cine Center - Em Cochabamba o maior e principal cinema compõe um complexo de lazer completo. O Cine Center conta com uma grande praça de alimentação, loja de games, telefonia celular, banco, loja TOMY e salão de beleza. O cinema oferece salas amplas, confortáveis e com tecnologia 3D.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO - CINE CENTER
   
   Praças - Ao andar pela cidade não há como não parar, caminhar e fotografar principalmente três praças de Cochabamba: Praça 23 de Setembro, Praça Cólon e Parque Abraham Lincoln II. 
   Também conhecida como "praça de Tiquipaya", na Praça 23 de Setembro você pode desfrutar de um ambiente agradável, arvores esculpidas, flores, etc. Praça Cólon, seria um "grande canteiro central" com diversos bancos e jardins esculpidos. Por ultimo o Parque Abraham Lincoln II, além de lindos jardins é uma boa opção para passeios infantis pois a mesma tem diversos playgrounds.

 PRAÇA 23 DE SETEMBRO

PRAÇA CÓLON

PARQUE ABRAHAM LINCOLN II

   Cordilheira Tunari - Um vale entre as montanhas. Assim é Cochabamba. As montanhas que a cercam formam a Cordilheira Tunari. Na estação fria pode nevar e ai sim cria-se a oportunidade de uma grande aventura. Busque um taxi que aceite fazer o trageto, negocie o valor, arrume uns lanches na mochila e passe o dia brincando na neve!

   Shopping Sofer - O único shopping de Cochabamba não funciona bem como estamos acostumados a ver por aqui. Tem uma estrutura mais simples, não possui praça de alimentação e suas lojas fecham no horário de almoço. Vale a pena tirar um dia para conhecer. Não esqueça de nesse dia almoçar no restaurante Bufalo's, que ocupa um dos andares do prédio.
   
   Lago del Eden - O lago é nada mais nada menos que o escoamento leve de uma represa que fica um pouco afastada da cidade. Com um restaurante a beira do lago, pedalinhos, tirolesa entre outros o lugar formam um agradável para passar um domingo em família.


LAGO DEL EDEN

   Cancha - Cancha é o maior mercado a céu aberto do mundo. Nele você encontra absolutamente tudo e de todos os setores. 

   Ônibus Tur - Ao final da praça Cólon encontra-se o ponto de saída de um ônibus turístico que percorre as ruas de Cochabamba. O ônibus possui dois andares sendo o superior aberto e é assistido de sistema de som onde um guia vai mostrando os principais pontos turísticos e contando a história da cidade.


Esperamos ter ajudado em seu próximo roteiro.
Rafaela Lopes Cordeiro de Melo - rafaelacordeirodemelo@hotmail.com
Iran de Melo - irandemelo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário