domingo, 15 de abril de 2012

Tianguá - CE, Ubajara - CE, Viçosa - CE e São João da Fronteira - Pi

 Em 2010, decidimos fazer uma visita a um primo que mora na localidade serrana de Ibiapaba-CE. Pensamos no feriado de 12/10, mas acabamos indo no Reveillon. A mudança de data nos fez conhecer as facilidades que a empresa de viação Guanabara oferece. Uma delas é o reagendamento das passagens sem custo algum. Como na época não sabíamos a data que poderíamos ir, deixamos as passagens "suspensas" e marcamos a outra data algum tempo depois.
   http://www.expressoguanabara.com.br/
   A principio iriamos ficar na casa desse primo, mas pela mudança de datas não tivemos certeza da hospedagem e preferimos por garantia fazer uma reserva em uma pousada da cidade. Próximo a viagem recebemos a confirmação da hospedagem na casa do parente e tivemos de cancelar a reserva na pousada. Data definida partimos de Fortaleza as 20:00hrs e chegamos a Tianguá na madrugada do dia seguinte. 
   Na primeira manha tomamos café em uma padaria da cidade, conhecemos praças, igreja e demos uma olhada no comércio da cidade e a tarde fomos a Cachoeira do Boi Morto. Esta situada na cidade vizinha: Ubajara.

     
 Igreja de Tianguá-CE 

                           
                            Cachoeira do Boi Morto Ubajara-CE


   Sentamos em uma mesa dentro d'agua e almoçamos peixe. De lá fomos ao Parque Nacional de Ubajara. Uma área que oferece além de trilha, um teleférico, gruta e uma vista incrível da serra com a exuberante mata Atlântica.

                        
                         Entrada do Parque Nacional de Ubajara



Linha do teleférico com destino a Gruta.
    (dentro da gruta existem estalactites e estalagmites)



Fauna e Flora local

                                         
                                          Visão privilegiada da região.


   Vale ressaltar que o funcionamento no parque assim como suas principais atrações possuem horários específicos. Infelizmente fomos após as 16hrs e não conseguimos realizar nenhum dos passeios.
   http://www.portalubajara.com.br/parque_nacional_ubajara.html 
   Mais tarde seria o Reveillon. A virada do ano passamos no "Sítio do Bosco". Ambiente que ofereceu serviço de buffet, queima de fogos e um momento ao som de Jazz e Blues.


Reveillon - Sitio do Bosco

   No segundo dia embarcamos em uma aventura que não contávamos. Sendo Tianguá localizada quase na fronteira Ceará-Piauí, fomos a cidade de São João da Fronteira-PI. Mais ou menos 1hr de carro, e sendo uma das primeiras cidades após a fronteira dos estados, passamos o dia no "Balneário Jacaré". Um lugar simples, organizado por uma família hospitaleira. 
   Não muito higiênico para banho(pois porcos usavam o riacho para isso), mas muito agradável para uma pescaria amadora. 
   Foi notável para nós a diferença de climas. Sendo Tianguá uma cidade de clima frio e São João da Fronteira muito quente.

                        
                          Balneário Jacaré - São João da Fronteira-PI

   Ultimo dia, antes do retorno que seria a tarde fomo a outra cidade vizinha: Viçosa. Um passeio em uma cidade limpa, de clima agradável e de atrações encantadoras.
   Conhecemos a Igreja do Céu que recebeu este nome por está localizada em uma parte mais alta da cidade onde em algumas épocas a neblina cobre a igreja. Por uma lado pode-se chegar a igreja de carro. Pelo outro por uma linda escadaria que ao longo de seu percurso foram colocadas placas da Via Sacra, sendo a ultima ao lado da igreja, representando a ressurreição de Cristo, como se fosse o "Céu" local da Igreja.


Escadaria que leva a Igreja do Céu - Viçosa-CE


            Ultima placa da Via Sacra e chegada a Igreja do Céu - Viçosa-CE



                                 Igreja do Céu - Viçosa-CE

   Saindo de lá passamos no "Artesanato Alimentar - Casa dos Licores - Alfredo Miranda". Lugar que vale muito a pena ser visitado. Lá são fabricados licores de TODOS sabores imagináveis, petas e bijuterias. Tudo com uma toque caseiro e familiar, pois a venda e fabricação é feita em casa e pela família.



                            Variedade de Licores e Geleias - Viçosa-CE


                              
Dono da Casa e fundador do estabelecimento.
Conhecido também por tocar Pife: -Senhor Alfredo Miranda.
                                 












Gostaríamos de Agradecer ao casal Nogueira e Ana Paula que nos ajudaram neste roteiro encantador. 
     
       Esperamos ter ajudado no seu próximo roteiro.
       Rafaela Lopes Cordeiro - rafaelacordeirodemelo@hotmail.com
       Iran de Melo - irandemelo@hotmail.com

2 comentários:

  1. mt bom queria viajar para essa cidade e agr tenho certeza q vou...continuem assim

    ResponderExcluir
  2. Muito, muito bom o conteudo! Eu estou indo morar em Cochabamba,no més que vem, vou estudar medicina. Foi muito bom poder conhecer um pouco mais da cidade em que vou morar, antes de chegar lá! Parabéns...

    ResponderExcluir